Sobre la revista

Apresentação

A Revista Científica do Ministério Público do Trabalho (LABOR CIENTÍFICA) é um periódico técnico-científico especializado do Ministério Público do Trabalho (MPT), criado com a finalidade de publicar materiais técnicos e científicos originais que contribuam para o aprimoramento de temáticas de interesse jurídico, especialmente relacionadas ao mundo do trabalho e fenômenos correlatos.

A revista busca fomentar a difusão e inovação da ciência nos temas atinentes ao Ministério Público do Trabalho, bem como a divulgação desses conhecimentos para a comunidade científica e para a sociedade. A LABOR CIENTÍFICA disponibiliza acesso livre e gratuito aos artigos científicos publicados em sua plataforma eletrônica.

 

Missão

Fomentar a difusão e inovação da ciência nos temas atinentes ao Ministério Público do Trabalho, assim como a divulgação desses conhecimentos para a comunidade científica e a sociedade.

 

Objetivos

  • Estimular a produção científica;
  • Promover a expansão das ideias e teses do MPT, assim como o intercâmbio de conhecimento com outras instituições;
  • Fomentar os debates sobre temas relevantes para as questões trabalhistas e do Sistema de Justiça;
  • Contribuir para a ampliação da visibilidade da atividade profissional do MPT, fortalecendo a transparência institucional e a comunicação; e
  • Estender a repercussão dos resultados de pesquisas científicas para os âmbitos institucionais, sociais e acadêmicos, oportunizando inovação para a atuação finalística.

 

Escopo temático

A LABOR CIENTÍFICA aceita contribuições sobre temas de interesse do MPT. O Conselho Editorial define os tipos de publicações aceitos em cada edital de chamada de trabalhos. São aceitas contribuições produzidas por especialistas, mestres(as) e doutores(as), em português e inglês.

 

Público-alvo

A Revista é destinada à comunidade acadêmica em geral, bem como a todas as pessoas interessadas no mundo do trabalho e fenômenos correlatos.

 

Periodicidade e acesso

A Revista LABOR CIENTÍFICA é publicada eletronicamente em sistema de fluxo contínuo. Assim, tão logo é feita a avaliação e a aprovação dos artigos, os mesmos podem ser publicados em meio eletrônico. Periodicamente, os arquivos aprovados serão agrupados, perfazendo um volume com periodicidade mínima anual. O formato impresso poderá ser adotado em casos especiais e conforme determinação do Conselho Editorial.

 

Processo de avaliação

A seleção dos artigos científicos para publicação é feita por meio de um processo de revisão por pares, garantindo a qualidade e a pertinência dos trabalhos. Os manuscritos são recebidos e avaliados, preliminarmente, quanto à adequação à linha editorial e aos padrões de editoração.

Cada trabalho é distribuído a 2 (dois)(duas) pareceristas, permanecendo em sigilo o nome do(a) autor(a), para garantir o anonimato do processo de avaliação quanto à forma e ao conteúdo. Os pareceres são realizados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de revistas (SEER), sempre preservando a identidade e autonomia de pareceristas e autores(as).